Direito Trabalhista

Os Direitos Trabalhistas, que em novembro de 2017 foram reformulados pela CLT, (Consolidação das Leis Trabalhistas) possui como principal objetivo, tornar menos inflexível a relação entre empregadores e colaboradores, prezando sempre pelos benefícios do trabalhador quando houver algum impasse.
Pensando nisso, abaixo, listaremos os principais dados que merecem atenção e que são de fundamental importância para que você, como funcionário, não abra mão de nenhum direito seu, que é assegurado por lei.

Quando você é efetivado em uma empresa o empregador precisa saber que:

  • Salário mínimo, assim como o 13º salário, férias anuais com adicional, aviso prévio, FGTS, seguro desemprego e seguro contra acidentes de trabalho são direitos incondicionais dos seus funcionários, isto é, não podem de maneira nenhuma serem negociados. Em contrapartida, a jornada de trabalho, tempo de intervalo para almoço e participação nos lucros da empresa, podem.
  • Quanto aos 30 dias de férias, elas poderão ser divididas em até 3 momentos, no entanto, uma dessas partes precisará, obrigatoriamente ter, no mínimo, 14 dias e as demais não podem ser menos do que 5 dias cada. Vale a pena destacar também que não é permitido o acúmulo de férias.
  • Acerca das horas extras, se realizado de segunda a sábado é necessário ter um adicional de 50% em cima do valor salarial bruto, 100% se for aos domingos ou feriados e 20% no período noturno, que se estende das 22h00 até às 05h00.
  • Sobre o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), é dever do empregador depositar mês a mês o equivalente a 8% do salário de seu funcionário em uma conta bancária com a finalidade de ampará-lo caso seja demitido sem justa causa ou para situações emergenciais, como fechamento da empresa por motivos de falência ou doença grave do trabalhador, por exemplo.

Lembrando que o advogado trabalhista é a melhor opção para quem deseja reivindicar pelos seus direitos quando se dispõe de carteira de trabalho assinada. Do contrário, cabe a um advogado do âmbito de direito administrativo auxiliar na causa. Mas lembre-se, de qualquer forma você terá os mesmos direitos assegurados de uma pessoa que trabalhou com carteira assinada.
Se você está buscando um bom advogado na área trabalhista para poder representar a sua causa, na Galhardo Advocacia você encontrará a Alessandra Magalhães de Lima, especialista neste departamento, que poderá ajudá-lo da melhor maneira possível para que você possa garantir o salário dos dias trabalhados, assim como pagamento da multa de 40% do FGTS, aviso prévio e seguro desemprego.

Fale Conosco

Av São Paulo, 735
Centro, Araraquara/SP
(16) 3322-4506
(16) 3322–4590

    Matérias Relacionadas

    Vish, a empresa faliu. Quais são os direitos trabalhistas do CLT?

    Vish, a empresa faliu. Quais são os direitos trabalhistas do CLT?

    São muitos os motivos que podem levar uma empresa à falência. Entre eles, a falta de recurso, enfrentar problemas com…
    Quais são os direitos trabalhistas ao ser mandado embora sem justa causa?

    Quais são os direitos trabalhistas ao ser mandado embora sem justa causa?

    São numerosas as dúvidas apresentadas por trabalhadores quando são demitidos de seus cargos. Muitas vezes, elas surgem por não termos…
    Saiba como escolher o melhor advogado trabalhista para seu caso!

    Saiba como escolher o melhor advogado trabalhista para seu caso!

    É comumente observado, no dia a dia dos cidadãos brasileiros, muitos funcionários cheios de questões em relação aos seus direitos…